RCS é ATUALIZADO COM MELHORIAS DE COMUNICAçãO ENTRE ANDROID E IOS

Protocolo de mensagens foi atualizado e chega com algumas melhorias.

O GSMA, a Associação GSM, que é a entidade responsável pelo protocolo, anunciou uma nova atualização para o protocolo de mensagens RCS, que assim chega à versão Universal Profile 2.7. Essa atualização traz consigo diversas novidades que podem ser muito interessantes para os utilizadores.

A versão Universal Profile 2.7 foi concluída no passado mês de junho e agora publicada. Entre as inovações mais significativas citamos em primeiro lugar uma melhoria na interoperabilidade para conversas entre utilizadores de equipamentos Android e iOS, permitindo assim uma comunicação mais eficaz entre dispositivos pertencentes aos dois respetivos sistemas operativos.

Além disso, a atualização introduz a possibilidade de responder, ou colocar, reações às mensagens recebidas do nosso interlocutor. O utilizador que envia a mensagem terá também a possibilidade de modificar, ou eventualmente eliminar, a mensagem enviada anteriormente, tanto para si como para o destinatário de referência.

Até ao momento, as aplicações Mensagens no iOS e o Google Mensagens para Android converteram consistentemente as reações em conversas por SMS para que o emoji real utilizado apareça. A última atualização da GSMA visa, portanto, agilizar todo esse processo, de modo que os clientes de aplicações de mensagens dos respetivos sistemas operativos não tenham necessariamente que traduzir cada reação.

As reações em particular incluem um emoji ou um emoticon respetivamente, que serão enviados diretamente sem conversão prévia. Também foi confirmado suporte para reações personalizadas, que inclui Live Stickers, Photomojis e muitos outros.

RCS chega à versão Universal Profile 2.7

Por fim, a última inovação da versão 2.7 do protocolo RCS diz respeito à extensão do reporte de conteúdo de spam a mensagens pessoais. A isto acrescenta-se então a indicação de mensagens consideradas potencialmente suspeitas da rede do terminal para o cliente RCS. Por fim, finalizamos com as alterações feitas nos chatbots, que destacam a utilização de conteúdo gerado pelo utilizador e a criação de uma verdadeira Galeria de Chatbots.

Neste momento aguardamos por novas atualizações relativamente ao protocolo RCS da GSMA, que temos a certeza que chegarão em breve, nas próximas semanas ou meses, com a introdução de novas funcionalidades.

2024-07-10T09:12:33Z dg43tfdfdgfd